Missão do leigo e da leiga na Igreja



Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o Conselho do laicato, da Diocese de Óbidos, na Paróquia de São João Batista/Faro-PA. O tema discorrido foi: Missão do leigo e da leiga na Igreja; com objetivo de esclarecer e reforçar o papel e o mandato de todos os batizados (as). A assessora do encontro foi Ana de Lourdes Alves, coordenadora diocesana do Conselho de Leigos.
Na manhã do dia 14 a assessora do Conselho, começou a desenvolver o tema com a pergunta: O que é o Conselho de Leigos e Leigas na diocese? Partido do Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Diocese (CNLB) definiu-se o conselho de leigos como um organismo de: articulação, organização e representação dos cristãos laicos em nível diocesano, isto é, É parte integrante das representações Regionais do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.
Diferente do conselho diocesano de Pastorais que participam não somente os leigos, mas também o Bispo, Presbíteros, diáconos, religiosos (as) e representantes das pastorais para planejar e executar as atividades pastorais da Diocese. O Conselho Diocesano de leigos e leigas participam somente leigos e leigas, e busca articular organizar a ação do laicato no cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, mas sobretudo na sua presença evangelizadora na sociedade.
Com isso conclui-se que todos os batizados e batizadas são co-responsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Conselhos de Leigos e Leigas é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar os cristãos leigos e leigas a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais.
No período da tarde os participantes se reuniram por Paróquia para a realização de atividades uma das tarefas era fazer o perfil das pastorais existentes em cada Paróquia e área missionária; dessa forma foi possível visualizar as pastorais que existem em toda a Diocese.
Participaram do evento todas as Paróquias da Diocese, com exceção a Paroquia são Raimundo Nonato/Curuá-Pa. Fez-se presente ainda um grupo de leigos da Diocese Irmã de Wüerzburg/Alemanha, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, Pe. José Paulo Cardoso – coordenador de Pastoral e Pe. Luís Augusto Sarrazin pároco local.
O conselho era eletivo, Ana de Lourdes Alves foi confirmada coordenadora e Jair Garcia vice-coordenador, por uma gestão de três anos. O próximo conselho será na primeira quinzena de setembro de 2014.

PASCOM 










0 comentários: sobre Missão do leigo e da leiga na Igreja

Postar um comentário para Missão do leigo e da leiga na Igreja

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN