Mais alemães...



Não foi só na ocasião da Jornada Mundial que a Diocese de Óbidos recebeu visita da Alemanha.
No mês de agosto, algumas ex-voluntárias passaram três semanas em Juruti: Annette e Elke, que trabalhavam na cidade de Juruti nos anos 80, visitaram as Irmãs Franciscanas de Maristela, em Juruti Velho e deram um treinamento para professores de Casulo em Juruti. Elke e a mãe da voluntária Hannah, que está na Vila Muirapinima desde novembro do ano passado. Annette veio acompanhada por sua filha Elisa, de 15 anos.
Eu, Tamara, também aproveitei das férias para matar a saudade e passei um ótimo tempo em Juruti Velho, encontrando muitas amigas, ex-alunas e companheiras. Gostei de estar de volta e rever todo mundo depois de tanto tempo, pois tinham passado oito anos desde que fui embora no final de 2005. Registrei muitas mudanças na Vila, devido ao tamanho desta e a tantas casas novas, que foram construídas ou reformadas no decorrer do Plano de Assentamento, com os materiais fornecidos pelo INCRA.
Apesar da Vila estar diferente por fora, as pessoas ainda são as mesmas, tão acolhedoras e generosas como naquela época. Mais uma vez saio de lá levando muito mais do que posso dar.
Antes de voltar para a Alemanha, fiz escala em Óbidos para conhecer os projetos daqui. Tive a ocasião de informar-me sobre à Casa Familiar Rural, visitei a Fazenda da Esperança, estive na entrega de peixe da Pastoral da Criança e assisti um ensaio da banda do Projeto Cultura pela Paz. Parabenizo todas as companheiras da Diocese e dos projetos pelo seu trabalho, que acho excelente e importantíssimo.
Creio que a Casa Familiar Rural, apesar das dificuldades burocráticas que está sofrendo, é uma ótima opção para jovens do meio rural para aprofundar seus conhecimentos de agricultura e completar o ensino médio. Estou rezando que este projeto possa conseguir a estrutura física, os recursos financeiros e o reconhecimento oficial para funcionar cada vez melhor e alcançar mais gente de todas as idades.
A Fazenda da Esperança já tem sua estrutura física e algumas instalações prontas, além de um sítio lindíssimo, abrangendo campo de gado, plantações de fruteiras e um açaizal banhado por um igarapé de águas cristalinas. Que Deus abençoe os moradores da Fazenda do mesmo modo que ele abençoou a natureza deste lugar!
Fiquei impressionada pela quantidade de peixe que a Pastoral da Criança recebe, através do convênio, da Associação dos Pescadores. Esta parceria devia servir de modelo para outras cidades e comunidades, para ajudar as famílias mais necessitadas.
Igualmente me impressionei com a banda do Projeto Cultura pela Paz, que, com poucos meses de estudo e ensaios, já toca um vasto repertório de músicas que inspira a dançar até os filhos dos vizinhos, que chegaram para perto da cerca.
Parabéns para todos vocês, continuem seu trabalho e sigam o ruma para um mundo sem carência, sem dependência, sem fome, mas com muitas visões, sonhos e realizações no futuro!

Tamara Hoecherl, voluntária em Juruti Velho de 1999 a 2005

0 comentários: sobre Mais alemães...

Postar um comentário para Mais alemães...

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN