A DIOCESE DE ÓBIDOS EM IQUITOS NO PERU




Dos dias 02 a 06 de junho deste ano, reuniram-se na cidade de Iquitos, Peru, os missionários e missionárias franciscanos que trabalham na Amazônia. O Encontro dos Franciscanos da Panamazônia foi convocado pelo Ministro Geral da Ordem Franciscana, recém eleito, Frei Michael Anthony Perry, ofm, de nacionalidade estadunidense. O objetivo do evento foi refletir “A presença franciscana na Amazônia” e responder ao questionamento “O que nos pede o Espírito na Amazônia?”. Com isso se busca discernir o que o Espírito Santo exige dos franciscanos, a partir da realidade de hoje. Com este fim, três tópicos nortearam os debates: 1. Um melhor conhecimento da realidade amazônica; 2. Fazer memória da realidade franciscana presente na Amazônia desde o século XVI; e 3. Encontrar critérios e elementos para o Projeto Integral das Missões Franciscanas na Amazônia Continental.
Por este motivo vieram de Roma: Fr. Michael Perry, Ministro General OFM; Fr. Nestor Schwerz, Definidor Geral; Fr. Julio Bunader, Definidor Geral; Fr. Massimo Tedoldi, Secretário Geral para as Missões e Evangelização; Fr. Arturo Ríos, Animador Geral da Evangelização.
Das presenças franciscanas na Amazônia, participaram os bispos Missionários da Bolívia: Fr. Antonio Reimann e Fr. Julio María Elías; Ministros provinciais da Colômbia, do Equador, Perú, Bolívia e Brasil; religiosos e religiosas franciscanos/as que trabalham na grande Amazônia, e convidados Franciscanos e Franciscanas Capuchinos.
Pela primeira vez encontram-se nesta região importantes representantes da Cúria Geral Franciscana. Trata-se de um momento histórico e, acima de tudo, uma manifestação do apoio que recebem os missionários e missionárias que estão inseridos nesta complexa realidade.
Ao todo se fizeram presentes 36 participantes, entre religiosos, religiosas e um leigo, das mais diversas províncias e vicariatos existentes na Amazônia Panamericana.
A Diocese de Óbidos, por ter uma importante presença franciscana desde a sua criação em 1957, se fez presente com a participação de Antonino Costa Martins, Secretário na Cúria Diocesana, que apresentou uma abordagem histórica e as atuais configurações da Diocese, e Frei José Führ, missionário a quatro anos na Missão Tiriyó, o qual comentou sobre os desafios do trabalho junto às comunidades indígenas e sobre os impulsos do Espírito naquela realidade.


Na foto, da esquerda para a direita, estão presentes os brasileiros participantes do evento: Antonino Costa Martins, Frei Florêncio Almeida Vaz, Frei Atílio Battistuz, Frei Inácio Dellazari, Fr. Paulo Xavier Ribeiro ofmcap e Frei José Führ






Antonino Costa Martins

0 comentários: sobre A DIOCESE DE ÓBIDOS EM IQUITOS NO PERU

Postar um comentário para A DIOCESE DE ÓBIDOS EM IQUITOS NO PERU

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN