O Fenômeno se Confirma, é a maior!


Em menos de quadro anos o grande Rio Amazonas volta a surpreender com a força de  suas águas, o que no inicio era apenas mais uma previsão, começa tornar-se realidade, o nível das águas confirma que estamos diante de uma das maiores enchentes dos últimos anos.
Na cidade de Óbidos, algumas ruas no centro comercial já estão submersas pelas águas, que a cada chuva vai se transformando em um grande transtorno para os comerciantes, de modo silencioso as águas invadem as vias públicas, obrigando pedestres e condutores de veículos que antes trafegavam normalmente por esses lugares a buscar um lugar mais seguro e seco para transitar. Os empresários para não perderem sua clientela, constroem marombas (pontes) para facilitar o acesso as suas lojas, mais ainda sim, é difícil evitar os prejuízos. Conforme acrescente das águas a rotina da cidade muda completamente, o que antes era estacionamento de carro, agora é dividido com pequenas embarcações.
Situação pior vive aqueles que moram as margens do Rio Amazonas e lagos adjacentes, o ribeirinho, sem ter para onde ir muitos optam em enfrentar a fúria da natureza, submetendo-se a todos os riscos que provêm da cheia.
Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), na ultima quarta-feira (11), a régua que marca o nível da enchente no Rio Amazonas, estava marcando o nível de 7,90m, bem superior a marca desta mesma data de 2009, maior enchente já registrada desde 1953 - segundo a (ANA). A régua que faz essa medição esta instalada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) em Óbidos.
A Pastoral Social, importante organismo da Igreja Católica responsável em promover ações sociais em parceria com outros órgãos, está colhendo dados para avaliar a real situação da enchente na Região, para ajudar os afetados pela cheia, sobre tudo nas localidades que fazem parte da Diocese de Óbidos.
“Ao contemplar o avanço soturno das águas, não deixa de ser uma paisagem, afinal é a natureza... Neste caso, impondo a sua força suprema, sobre a fragilidade humana”.

Fotos: Eliana Seixas e Francisco Garcia
PASCOM






















0 comentários: sobre O Fenômeno se Confirma, é a maior!

Postar um comentário para O Fenômeno se Confirma, é a maior!

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN