ENCONTRO DA CRB NÚCLEO DE ÓBIDOS




A Vida Religiosa e Consagrada que está atuando na Diocese de Óbidos realizou, nos dias 15 e 16 de maio, um encontro de Formação, Convivência e Organização, na firme convicção de que, como Consagrados/as missionários/as precisamos nos encontrar para formar, Conviver, organizar e celebrar.
            O local do encontro foi na casa, acolhedora, dos Padres Missionários do Verbo Divino em Oriximiná e um sítio próximo da cidade, onde nos foi favorecido um encontro agradável também com a mãe terra, a irmã água e as belíssimas plantas e árvores que ainda adornam o paraíso criado por Deus para todos. O próprio ambiente nos facilitou uma convivência mística e profética partilhando cada um/a sua missão.
            No dia 15, com a presença do Irmão Claudio Pereira da Silva, membro da CRB Regional Belém, tomamos conhecimento da temática desenvolvida no II Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada. Congresso realizado em Aparecida-SP em fevereiro de 2013, onde participaram mais de 800 religiosos/as de todas as regiões do Brasil, como também outros religiosos/as jovens de outros países que estão fazendo experiência missionária e formativa no Brasil.
            O tema do Congresso: “Tecendo relações, construindo caminhos” e o lema: “ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho” (Lc 24,32).
            O objetivo do congresso foi motivar as Novas Gerações para um melhor entrosamento entre Congregações, Comunidades e Fraternidades. Para viver com mais intensidade a Vida Consagrada.
            Partilhando a temática central do Congresso Irmão Claudio nos apresentou uma reflexão feita pelo Irmão Afonso Murad: “ É necessário quebrar espelhos e abrir janelas. A partir das inúmeras inquietações os congressistas disseram que acreditam na Vida Religiosa que está junto aos pobres, no rosto da juventude, que é capaz de dar continuidade, ouvindo os clamores de hoje; na Vida Religiosa que se apresenta como um facho de luz e é um sinal de esperança.  Para a Vida Religiosa Consagrada a vida Comunitária e a proximidade com os pobres são necessidades não negociáveis.
            Na mensagem final do II Congresso das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada, Irmã Márian Ambrósio, presidente da CRB-Nacional nos deixa a seguinte mensagem: “A Vida Religiosa é memória viva do Evangelho e por isso, somos uma reserva de esperança para o mundo, que pode ler, através de nossa vida, a boa notícia do Evangelho de Jesus. E para todos que participaram foi uma experiência inesquecível que fez arder o coração”.
            A presença do Irmão Claudio foi preciosa para o nosso núcleo. Irmã Fátima de Sousa Paiva, FM também nos enriqueceu com sua presença e partilha sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na diocese de Óbidos, mais precisamente em Óbidos: A Semana em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Lembrando o dia 18 de maio, data instituída em todo o país como dia nacional do Combate à Exploração e à violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Todos os religiosos/as presentes estão interessados em combater essa violência.
           O Núcleo de Óbidos também se organizou a sua Coordenação. Com a ida de Irmã Rosânia Salgado, FM para o trabalho missionário junto aos índios, ficamos mais enfraquecidos, pois ela era a atual secretária do núcleo, como irmã Ivaldete vem fazendo parte da coordenação desde 2011 achamos por bem forma uma nova coordenação e essa ficou assim constituída:
Padre Arilson Lima da silva, SVD - Coordenador.
Padre Francisco de Assis da Silva, OMI - Vice Coordenador.
Irmã Mírian da Silva, FM - Tesoureira.
Maria Giovana, Leiga Consagrada – Secretária.
            Iluminados/as pela Palavra de Deus, Alimentados/as pela Eucaristia e Saciados/as pela Convivência fraterna, a noite do dia 16 de maio, partimos, cada um/a para suas fraternidades, sentindo o sabor da convivência, o arder no coração e a disposição em assumir o que foi socializado neste encontro.
Para o segundo semestre temos as seguintes atividades:

30/08 – 01/09 Assembléia Formativa da CRB Regional
Tema: Palavra, Fé e Profecia na Amazônia  -  Local Belém
25 e 26 de setembro encontro do núcleo de Óbidos -  Local Óbidos.
Tema: Repasse da Assembléia CRB Regional.
Fraternalmente,
Irmã Ivaldete Rodrigues, FAP no termino de sua função como representante da CRB núcleo de Óbidos.

Oriximiná, 16 de maio de 2013



0 comentários: sobre ENCONTRO DA CRB NÚCLEO DE ÓBIDOS

Postar um comentário para ENCONTRO DA CRB NÚCLEO DE ÓBIDOS

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN