15 Anos de Santas Missões Populares


Dia 27 de maio a Paróquia de Sant’Ana-Óbidos, celebrará 15 anos de Santas Missões Populares. As Santas Missões Populares é considerada uma das manifestações de religiosidade (popular) mais antiga da Igreja, onde a evangelização se dá a partir de visitas nas famílias, realização de estudos bíblicos, alvoradas e celebrações, sempre com muita animação. Missionários e Missionárias, sejam religiosos ou leigos, vivem a experiência de deixar tudo para atender o chamado de Deus, com a responsabilidade de levar a boa nova a todas as comunidades, fazendo com que todos possam compartilhar da alegria que é peculiar deste evento.
Para comemorar esse ardor missionário, será realizado um grande evento, envolvendo todas as comunidades da zona urbana e da zona rural. A comemoração iniciará na madrugada de domingo, 27 de maio com a concentração da área 2 na feira do produtor rural aguardando as comunidades de terra firme, a outra concentração será no caís do porto para recepcionar as comunidades da região de várzea, em seguida todos irão para a Praça do SESC - Centenário onde acontecerá a Santa Missa.
 As comemorações alusivas aos 15 anos de Santas Missões Populares ganhará mais notoriedade por que será celebrada no dia de Pentecostes. Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo sobre os primeiros discípulos, fato que culminou no nascimento da Igreja.  Segundo Lindomar Leão (Secretario da paróquia), o motivo pelo qual a comemoração das Santas Missões será na mesma data de Pentecostes, é o Espírito Santo, que nas Santas Missões Populares é tido como o guia das comunidades, a luz que guia os missionários, então, não haveria data mais propícia que essa, a festa do Espírito de Deus.
Sendo assim, desejamos que neste festejo, haja um novo pentecostes na Igreja de Óbidos, que imbuídos pelos dons do Espírito Santo, Missionários e Missionárias renovem seu compromisso e sua fé em levar a palavra de Deus a todos os povos.

PASCOM



DIA 27 DE MAIO DE 2012
“DOMINGO DE PENTECOSTES”

A comunidade católica de Óbidos está convidando para, no dia 27 de maio, Festa de Pentecostes, na Praça do Sesquicentenário, participar da grande celebração eucarística, em ação de graças pelos 15 anos de Santas Missões Populares, tendo inicio as 05:h00 da manhã com a acolhida das comunidades da várzea em frente à loja Ceará confecções, feito pelas comunidades da área 1; as comunidades da terra firme serão acolhidas pelas comunidades da área 2 na Feira do Produtor Rural.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 

Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.
O termo Pentecostes é de origem grega, e o significado é qüinquagésimo, e justo com Natal e Páscoa, é a terceira data mais importe do calendário Litúrgico. No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo, da chegada e cristo na terra, Pentecoste marca o final da festa Pascal.


PROGRAMAÇÃO
DIA 27 DOMINGO
·         05:00h da manhã chegada das comunidades meio rural.
·         As comunidades de terra Firme (estradas) ficarão concentradas na Feira do Produtor rural, e serão acolhidas pelas comunidades da área 2.
·         As comunidades da Várzea ficarão concentradas em frente ao Mercado municipal na frente da cidade, e serão acolhidas pelas comunidades da Área 1.
·         Depois da acolhida, as comunidades darão inicio à celebração (luzes-velas ) e seguirão em procissão até a Praça do Sesquicentenário onde terá prosseguimento a liturgia.  


SANTAS MISSÕES POPULARES
15 ANOS

De 11 a 19 de janeiro de 1997, a Paróquia de Sant’Ana realizou a “Semana Missionária” depois de dois anos de preparação. Foram três treinamentos realizados com os missionários locais e de fora. Cerca de 1.500 Missionários locais auxiliaram os missionários fora e os padres na realização dessa memorável semana de visitas, orações, celebrações, caminhada e confraternização.
As Santas Missões Populares em Óbidos foi um despertar do “ardor missionário” e da consciência de fé dos paroquianos. As experiências missionárias desenvolvidas na pré-missão, na semana missionária e na pós-missão deram alicerce suficiente para que a Igreja Paroquial pudesse trilhar anos de vivencia da fé e da vivencia comunitária.
Ainda hoje, temos inúmeros frutos dessa experiência santa em nossa Paróquia. Grande parte de nossos catequistas e coordenadores pastorais surgiu da experiência das Santas Missões Populares e perduram até os nossos dias.
Está na hora de retomar esse “novo ardor missionário’. Por isso, queremos lembrar, comemorar é trazer presente todos os frutos das Santas Missões Populares, acolhendo nossos missionários e missionárias, e os convidados para fortalecer nossa missão.

                                                                                                                         Lindomar Leão.


AVISOS IMPORTANTES

1.      As comunidades deverão trazer suas bandeiras, tambores, cartazes e/ou faixa alusivas ao Pentecostes e as Santas Missões populares.
2.      Os grupos de catequese permanente deverão está caracterizados com suas camisas, portando algum cartaz em referência ao Pentecostes e/ou às Santas Missões Populares.
3.      Cada pessoas deverá levar uma vela para ser acesa no inicio da celebração ainda no local da concentração. (ao lado do Mercado Municipal).
4.      O livro de cantos, usado nos tríduos devem ser levados para a celebração.
5.      Os grupos (Catequese Permanente, Liturgia, Jovens, Crismandos, Coroinhas, Pastorais e Movimentos) devem estar trajando sua camisa.


ORAÇÃO
DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Senhor Jesus Cristo, caminho, Verdade e Vida, que chamaste os apóstolos a ti seguirem, e hoje continuas chamando para anunciar o teu Reino, nós te pedimos: ilumina a caminhada das Santas Missões Populares; Acendei em nossas comunidades o ardor missionário, para que guiados pelo teu Espírito Santos possamos anunciar o teu Reino.
Senhora Sant’Ana, rogai por nós iluminando nossa paróquia.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado.

0 comentários: sobre 15 Anos de Santas Missões Populares

Postar um comentário para 15 Anos de Santas Missões Populares

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN