Treinamento da Campanha da Fraternidade


Lideranças das paróquias de Curuá(PA), Juruti(PA), Oriximiná(PA), Alenquer(PA),  e Óbidos(PA), reuniram-se neste final de semana no centro de formação Dom Floriano Loewenau (seminário - Óbidos), no treinamento da Campanha da Fraternidade 2012, com objetivo de estudar e conhecer as propostas da CF deste e ano, que tem como tema: Fraternidade e Saúde Publica. Lema: Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra. A partir deste encontro será elaborar as propostas que serviram de auxilio na realização da CF 2012 em toda Diocese de Óbidos.
 A coordenação do treinamento, formada por (Francely Brandão, Pe. José Paulo e Pe. Emanuel), avalia o encontro como positivo, lamentando apenas a ausência das paróquias de Faro e Terra Santa. Francely Brandão (coordenação do treinamento) destaca a palestra da Enfermeira Renata Albuquerque (secretaria de Saúde de Óbidos - PA), prestando esclarecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a palestra da enfermeira, foi detectado que uma grande maioria das pessoas só procuram o posto de saúde quando já estão apresentando um estagio avançado de algum problema de saúde, caracterizando assim, um descaso da saúde por parte da própria pessoa, como exemplo, a enfermeira citou o caso de mulheres que não fazem pré-natal durante a gravidez, na hora do parto aprestam varias complicações. A enfermeira informou que nos próximos meses estará em funcionamento, uma das alas do novo hospital de Óbidos (PA) Localizado no bairro de Fátima, disponibilizando exames de Raio-X e eletrocardiograma, evitando o deslocamento de pacientes para outras cidades para fazerem esses exames, e também dará mais agilidade no atendimento a quem precisar.
Durante os três dias de encontro os participantes puderam trocar experiências das diferentes realidades vividas na saúde pública em nossa Diocese, mais o que mais fica evidente é que, há muito descaso por parte dos setores competentes na aplicação das políticas públicas que servem para subsidiar a Saúde Pública, mais é importante levar em consideração o que a enfermeira Renata Albuquerque falou, “as pessoas não estão preocupadas em prevenir”. Sabemos que a prevenção ainda é o melhor remédio.
A abertura da Campanha da Fraternidade será no dia 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas).
PASCOM

0 comentários: sobre Treinamento da Campanha da Fraternidade

Postar um comentário para Treinamento da Campanha da Fraternidade

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN