Núncio Apostólico do Brasil Visita a diocese de Óbidos


 

Está confirmada a visita do Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri a Diocese de Óbidos nos dias 21 e 22 de Janeiro deste ano, o representante do Papa no Brasil virá a Óbidos com o compromisso de oficializar a elevação da Prelazia à categoria de Diocese. A expectativa para este acontecimento histórico da igreja católica nesta região é muito grande, nesta mesma ocasião estará sendo inaugurada a fazenda da Esperança (Santa Clara de Assis) e o Centro para a juventude do bairro São Francisco (Cultura Pelas Paz). Alem da presença confirmada de Dom Lorenzo estará presente, outros Religiosos (a) e autoridades convidadas.   Toda comunidade é convidada a participar desta grande festa.

O atual núncio apostólico do Brasil, desde 2002. É o Sr. Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri , nomeado núncio para o Brasil pelo falecido Papa João Paulo II.

.Curriculo Religioso:

Ordenação Presbiteral em 29 de junho de 1963.

Ordenação Episcopal em 7 de março de 1992
Foi nomeado Arcebispo Titular de Diocletiana pelo Papa João Paulo II.

Curriculo Acadêmico:

Formação Jurídica e Diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesíastica.

Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador, Japão, Brasil entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique.
Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai ( 1995-1999)e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.

O que é um núncio apostólico?
É um bispo titular (de uma diocese que não existe mais), onde exerce a função de embaixador (diplomata) do menor país do mundo o Estado da cidade do Vaticano. Ele representa o Vaticano no país em que reside. Sendo o elo do Vaticano (Estado Soberano), do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.
.
O núncio ele é a autoridade que encaminha os processos burocráticos de todas as dioceses do país. Toda nomeação de bispo e Arcebispo chega primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e a Santa Sé em si querem comunicar algo para os fiéis de um determinado país ele recorre ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio o representá-lo e a Santa Sé em ordenações episcopais, tomadas de posse episcopais, inaugurações de seminários, faculdades de teologia etc.
.
.
A NUNCIATURA:
A nunciatura se instala na capital federal do país. Só que não adota o nome de "Embaixada" e sim de "Nunciatura".

Nunciatura Apostólica que é a embaixada do Vaticano nos países. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.
.
A Santa Sé possui relações diplomáticas com 174 Estados, poucos países não querem ter relação com o Vaticano, é o caso da China e da Coréia do Norte. Essas relações permitem ao Papa dizer uma palavra, visitar países, enfim, levar a palavra de Deus a todos os povos. Além disso, o Vaticano está presente em organismos internacionais, como a ONU. O Vaticano é membro permanente na ONU e atua como observador, não vota, mas expressa suas opiniões.

PACOM
 Óbidos

Fone: dominusvobis.



1 comentários: sobre Núncio Apostólico do Brasil Visita a diocese de Óbidos

PASCOMPAOBIDOS disse...

Seja bem vindo Dom Lorenzo!!!

6 de janeiro de 2012 às 04:53

Postar um comentário para Núncio Apostólico do Brasil Visita a diocese de Óbidos

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN