Atualização Teológica


Iniciou na manhã de hoje, terça-feira 31, o curso de Atualização Teológica, com os temas: Urbanização, Metropolização e Territorialidade na Amazônia. A programação começou com uma celebração eucarística presidida por Pe. José Paulo (Pároco de Óbidos), Pe. Sergio (Óbidos) Pe. Aldo Fernandes (coordenador do IPAR). O curso é assessorado por Thiago Veloso dos Santos (Mestre em Geografia Doutorando em Desenvolvimento Sustentável), a programação está acontecendo no centro de formação Dom Floriano Loewenau no seminário, estão participando lideranças das Paróquias da Diocese, assim como Professores e outras pessoas interessadas no assunto, a programação do curso vai até dia 02 de fevereiro.
  


Outras informações   

Eis um grande desafio para a evangelização na Amazônia: Urbanização, Metropolização e Territorialidade.

O evangelho deve penetrar todos os lugares da sociedade, e aqui na Amazônia, acompanhando as mudanças mundiais, o crescimento das cidades, e por conseguinte o esvaziamento da zona rural, os grandes projetos, uma cosmovisão diferenciada dos tempos de outrora quando tudo partia da realidade rural, com todas as suas belezas e fantasias, nos deparamos com perguntas que nunca foram feitas: Como evangelizar num ambiente urbano, metropolitano, secularizado numa sociedade onde o ser humano não é levado em conta diante do projeto do ter, onde a grande maioria da população não tem suas terras documentadas? A intervenção brusca na natureza amazônica eleva os riscos dos fenômenos naturais causados pelas mudanças climáticas insiste em nos desafiar como cristãos. Para respondermos as estas perguntas impostas por esta realidade, somos convidados a refletir e apropriarmo-nos (se é que é possível) destes e de outros temas afins. Sabemos que a compreendendo, abrimos possibilidade de dialogo e a busca de caminhos de aproximação, enfrentamento e solução a partir do evangelho e das ciências para esta realidade, em benefício dos povos desta vasta e bela região.

Convidamos a todos a participarem da Atualização Teológica assumido por nossa Diocese de Óbidos, na primavera de sua instalação, como uma “uma igreja missionária no coração da Amazônia”!

A Coordenação


                 

Objetivo: Compreender o processo e a Dinâmica da urbanização, metropolização e territorialidade na Amazonia, especialmente espaço geográfico do Baixo – Amazonas, relacionando-os ao papel e atualização da Igreja que arma sua tenda na Amazonia.

Objetivos Específicos:
Entender o processo de urbanização e territorialização do Baixo-Amazonas;

Relacionar o processo de urbanização, metropolização e territorialização com o papel da igreja neste chão amazônico;

Discutir qual será o novo papel da Igreja neste contexto do grande capital que tudo torna mercadoria;
Pensar ações pastorais eficazes no enfrentamento junto aos grandes projetos que desrespeita a tudo e a todos.


O QUE NOS DESAFIA

“Cresce a civilização urbana, não só pela multiplicação das cidades, mas pela expansão do modo de vida urbano às zonas rurais”. Quando nos referimos a mundo urbano, portanto, está em jogo não apenas um campo geográfico determinado e limitado, e sim uma nova mentalidade, um novo jeito de ser, uma nova cultura.  Se quisermos, uma nova linguagem, a linguagem do século XXI. Confrontando urbano e rural, estamos pondo de um lado um mundo plural, livre, predominantemente democrático, em constante mudança, aberto a opções variadas;


     O universo urbano se contrapõe ao universo rural enquanto duas visões de mundo distintas, mas, ao mesmo tempo, suas fronteiras não são nítidas e precisas como ocorre, geograficamente, entre cidade e campo. “quando falamos de ‘sociedade urbana’ não se trata nunca da simples constatação de uma forma espacial. A ‘sociedade urbana’, no sentido antropológico do termo, quer dizer um certo sistema de valores, normas e relações sociais possuindo uma especificidade histórica e uma lógica própria de organização e de transformação”


Publico Alvo: Todas as lideranças que concluiram a Escola de Lideranças Cristã, Professores, Universitários, Padres, Religiosos, Religiosas, e Interessados.




0 comentários: sobre Atualização Teológica

Postar um comentário para Atualização Teológica

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN