Paz é condição para desenvolvimento, diz representante da Santa Sé.



A paz é uma condição imprescindível para o desenvolvimento humano integral. Foi o que recordou nesta terça-feira, 1º, o representante da Santa Sé na ONU, dom Dominique Mamberti. Ele participou da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, fazendo uma intervenção em parte centrada na tragédia da Síria.

Sublinhando a importância do tema escolhido este ano – “Preparemos o terreno para o programa de desenvolvimento após 2015” – Dom Dominique observou que embora esteja próxima a data fixada pela ONU para que se alcançassem os “objetivos do Milênio”, estes estão longe de terem sido obtidos, nomeadamente no que diz respeito à consecução dos recursos necessários ao desenvolvimento.

Após a crise de 2008, segundo ele lembrou, é mais do que nunca urgente envolver todos os Estados na definição de políticas econômicas internacionais para a promoção de finanças mais responsáveis e igualitárias. Até mesmo um novo sistema financeiro internacional reconhecido por todos os Estados seria insuficiente se não se confrontassem permanentemente os resultados com os objetivos fixados para melhorar as condições de vida de quem está em dificuldade.

Em qualquer caso, o nó de fundo permanece o da paz, sem a qual não pode haver desenvolvimento, sublinhou o representante da Santa Sé. Para que isso seja alcançado, Dom Mamberti acredita ser necessário voltar aos princípios fundamentais sobre os quais a comunidade internacional se empenhou há 70 anos, a começar pela limitação do recurso às armas para a resolução dos conflitos.

“É trágico constatar como ainda hoje os mecanismos predispostos pela ONU não têm permitido evitar graves conflitos civis ou regionais, nem proteger as populações, como demonstram os casos do Congo, da África Central e do Médio Oriente”, declarou.

Referindo-se expressamente ao caso da Síria, o prelado reafirmou a viva preocupação da Santa Sé pela situação das comunidades cristãs e das outras minorias sírias. Embora reconhecendo o empenho das agências da ONU para proteger as populações civis, Dom Mamberti considerou que há muito tempo tem faltado aos Estados a coragem de tornar prioritário o empenho internacional para a resolução do conflito.

“Uma solução pacífica e duradoura do conflito sírio criaria um significativo precedente para o século em curso e facilitaria a inclusão na Carta das Nações Unidas do princípio da “responsabilidade de proteger””, disse.
Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

0 comentários: sobre Paz é condição para desenvolvimento, diz representante da Santa Sé.

Postar um comentário para Paz é condição para desenvolvimento, diz representante da Santa Sé.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN