Santarém - PA, 6 de julho de 2012.


Sua Santidade
Papa Bento XVI
Palácio Apostólico
CIDADE DO VATICANO

Beatíssimo Padre,
Os Bispos da Região Amazônica reuniram-se em Santarém, no Estado do Pará, para a comemoração dos quarenta anos do "Documento de Santarém" (1972), o qual contribuiu decisivamente para pôr em prática o Concílio Vaticano II e o Documento de “Medellin”, nesta região tão singular e missionária da Amazônia brasileira.
Estiveram conosco Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Religiosas e significativa participação do laicato católico, vários deles representando importantes organismos pastorais e instituições de ajuda. Fomos também acompanhados pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e pelo Secretário Geral da nossa Conferencia Episcopal, Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Durante o Encontro, recebemos a grata notícia da ajuda que Vossa Santidade enviou, como vem fazendo nos últimos anos, às nossas Dioceses e Prelazias. Queira aceitar nosso profundo agradecimento por este gesto de benevolência.
Durante estes dias, vividos em clima de oração, relembramos a palavra inspirada do Papa Paulo VI - "Cristo aponta para a Amazônia" - em sua mensagem ao Episcopado da Região, quarenta anos atrás. Ao revisitar os conteúdos do "Documento de Santarém", esta palavra nos inspirou e aqueceu os corações. De fato, nossa intenção era atualizá-lo e assim vir ao encontro da conclamação a uma nova Evangelização.
Constatamos o quanto este Documento orientou e impulsionou nossas Igrejas nestes quarenta anos. Por outro lado, em decorrência das mudanças ocorridas em todos os campos neste meio tempo, muitos desafios perduram, se agravaram e outros novos afloraram. Índios, Ribeirinhos, Migrantes, Quilombolas, todos os pobres das periferias urbanas e das regiões rurais, assim como vários outros grupos, apesar de avanços sociais significativos já conquistados, sofrem ainda marginalização, injustiça, violências devastadoras, misérias de todo tipo, e esperam da Igreja solidariedade, caridade, apoio, proximidade e muita luz, a partir do Evangelho. Preocupa-nos também o cuidado com as florestas e o meio ambiente, garantia de sobrevivência para os povos indígenas e mesmo para toda a população da Amazônia. Sofremos ao mesmo tempo com a migração de muitos católicos para outras crenças, de preferência para comunidades (neo)pentecostais evangélicas, o que exigirá uma intensa nova evangelização.
Temos a alegria de comunicar-lhe o crescente amor e a acolhida da Palavra de Deus e a Leitura Orante da Bíblia por parte dos católicos brasileiros em geral e também aqui na Amazônia. Para isso contribui de modo particular a Exortação Apostólica “Verbum Domini”.
Compartilhamos, Santo Padre, sua solicitude pelas vocações, bem como sua preocupação pela grave insuficiência de Sacerdotes em muitas regiões do mundo. Tal situação acarreta também para tantas de nossas Comunidades amazônicas a dificuldade de acesso aos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Ao mesmo tempo testemunhamos o aumento, ainda que modesto, do número de novos sacerdotes em diversas de nossas Igrejas. Um apelo do Papa às outras regiões do Brasil em favor do envio de missionários e missionárias terá com certeza grande acolhida.
Amado Papa, não podemos deixar de exprimir nossa profunda comunhão e solidariedade para com sua Pessoa, diante dos sofrimentos que suporta, em consequência de erros e infidelidades no interior da Igreja.
Invocamos o Espírito Santo para que acenda cada vez mais em nós a paixão missionária e evangelizadora. Sabemos que nosso povo o espera de nós. Colocamos tudo nas mãos de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira da Amazônia.
Rezamos pelo Papa e pedimos suas orações e benção apostólica para toda a imensa e maravilhosa Região Amazônica, com sua população. 





Dom Roque Paloschi                                                 Dom Jesus Maria Cizaurre  Berdonces                                  Presidente do Regional Norte I                                Presidente do Regional Norte II                              

                                 


Dom Mosé João Pontelo
Regional Noroeste



                      

           

0 comentários: sobre Santarém - PA, 6 de julho de 2012.

Postar um comentário para Santarém - PA, 6 de julho de 2012.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN