Santa Casa!


Frei Afonso, Frei Francisco e Dom Bernardo

Desde que chegou a Prelazia de Óbidos em maio de 2009, hoje Diocese, Dom Bernardo Johannes Bahlmann – Bispo da Igreja local tem mostrado grandes preocupações com a qualidade de vida da população desta Comarca. Sempre focado no social, o religioso já conseguiu concretizar importantes obras sociais que tem beneficiado muitas Famílias. Dentre essas ações, podemos citar: a Fazenda da Esperança Santa Clara, que atende pessoas com dependências químicas, e o Centro da Juventude São Francisco onde funciona o Projeto Cultura pela Paz, com ações de cidadania para Crianças, Adolescentes e Jovens.
No momento atual uma situação tem chamado bastante à atenção da Igreja, mais especificamente na cidade de Óbidos na área da saúde, é a situação da Santa Casa de Misericórdia local, que vem enfrentando há anos graves problemas de ordem administrativa, ambulatorial, atendimento básico e muitos outros, que tem contribuído para um funcionamento precário do referido estabelecimento, podendo até ser fechado por não ter condições adequadas.  
Em coletiva a imprensa obidense Dom Bernardo mostrou-se preocupado com toda a situação que envolve a Santa Casa, e em poucas palavras resumiu o que ele vê – “a saúde de nossa cidade está doente, precisamos agir depressa”. Em seguida Dom Bernardo apresentou aqueles que podem ser a luz no fim do túnel para manter e melhorar as condições da qualidade da saúde em Óbidos. Trata-se dos Frades Franciscanos, Frei Afonso Lamberti Obici (dentista) e Frei Francisco Belotti (fundador, superior geral da fraternidade e diretor geral da entidade), ambos da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providencia de Deus. 
Os trabalhos deste instituto são direcionados para gestão de Hospitais Gerais e Específicos (para portadores de multideficiências e idosos em fase terminal); serviços de saúde como Ambulatórios Médicos de Especialidades, Pronto Socorro, Farmácia de Alto Custo, entre outros;  albergue, casa abrigo para doentes em tratamento de saúde, restaurante popular; comunidades terapêuticas de recuperação; ambulatório para diagnóstico e tratamento de álcool e drogas; e projetos educacionais Semeando o Futuro, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas pelas crianças e adolescentes. Além disso, mantém uma missão em Porto Príncipe/Haiti, que desenvolve atendimentos de saúde, educação e nutrição.
Na terça-feira dia 19, os Frades se reuniram com os sócios da Santa Casa, e após essa reunião ficou acordado que deverá ser feita uma auditoria para que haja um diagnostico da real situação do Hospital, só a partir desse diagnostico é que a Fraternidade Franciscana se manifestará sobre a possibilidade de assumir a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos. 
Durante a coletiva realizada na quarta-feira Frei Francisco e Frei Afonso se mostraram muito esperançosos, Frei Francisco mencionou que se tudo der certo poderão estar iniciando os trabalhos no inicio do ano que vem. A expectativa é que os advogados e contadores concluam a auditoria antes do Natal.
Dom Bernardo pede a comunidade em geral que possam orar para que tudo dê certo, pois a população precisa de uma saúde de qualidade.  

PASCOM









JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN