Mutirão Brasileiro de Comunicação

A cidade do Sol como é chamada Natal/RN foi o grande palco para a realização do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O forte calor e a alegria do povo potiguar contagiaram todos os comunicadores que vieram de varias regiões do país para participar desse que é considerado um dos maiores eventos de comunicação do Brasil.
A programação do 8º Muticom teve inicio no dia 27 de outubro com a abertura oficial. Durante a semana de 28 a 31 pela manhã acontecia à oração do dia e em seguida as conferências com convidados que abordavam vários temas, entre muitos temas, um chamou bastante à atenção: “Jornalismo Público e Cidadania”, abordado pelo assessor: Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR), que compartilhou um pouco da sua experiência como jornalista, e por muitos momentos mencionou Jesus Cristo como maior comunicador, em uma das suas falas Faxina acrescentou: “A cabeça pensa onde o Pé pisa... Notícia nova não vem da nossa cabeça vem dos nossos Pés...“ com essas palavras Faxina justifica por que menciona Jesus como maior exemplo de comunicador, segundo ele, Jesus sempre esteve ao lado do Povo.
Após o almoço na parte da tarde, os participantes se reunião em grupos com temas específicos, para compartilhar experiências, no total foram 12 grupos que abordarão os seguintes temas: Rádios Educativas, Comunitárias e Comerciais, Impressos, Pascom – Pastoral da Comunicação, Web-Rádio e Web-TV, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de eventos, Televisão e Cidadania, Comunicação e Educação, Formação de Comunicadores, Redes Sociais e Juventude, Comunicação para Crianças, Redes de Comunicadores.
O Tema do Muticom 2013 foi: “Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos”. E este ano o Mutirão Brasileiro de Comunicação foi realizado pela primeira vez em parceria com uma Universidade Pública: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o coordenador acadêmico do evento Prof. Juciano Lacerda a parceria deu certo.
A 9º edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação vai acontecer na cidade de Vitória (ES) de 15 a 19 de julho de 2015 com o tema: “A ética na Comunicação”. O anuncio foi feito no encerramento do 8º Muticom em Natal/RN.
A Diocese de Óbidos enviou para o Muticom o agente da Pascom Francisco Garcia, que trás na bagagem muitos experiências que serão de fundamental importância para a caminhada da Pastoral da Comunicação na Diocese de Óbidos. Garcia relata que o mais significativo em eventos desta natureza é o intercambio: “as experiências de outras Dioceses são muito animadoras, pois cria um desejo de fazer algo semelhante na minha Diocese, são muitas experiências maravilhosas” finaliza Garcia.
PASCOM









JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN